Após cinco anos, Prefeitura retoma o “Baile da Primavera” em Aracaju

Assistência Social e Cidadania
01/10/2019 23h04

Para comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu, nesta terça-feira, 1º, mais uma edição do “Baile da Primavera”. Após cinco anos sem ser realizada, a festa reuniu mais de 900 idosos que são assistidos pelas políticas públicas da Assistência Social de Aracaju e pelas entidades do terceiro setor que são inscritas no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

O baile levou o melhor da estação das flores para um dos locais mais populares da cidade, o Iate Clube. A festa, toda decorada com flores em alusão à estação do ano, foi animada pela banda sergipana Estação da Luz, que não deixou os idosos e idosas ficarem parados um só segundo.

Para o secretário municipal da Assistência Social, Antônio Bittencourt, o evento serve para fazer uma homenagem às pessoas da terceira idade e para reafirmar o quanto elas são importantes e dignas de respeito.

“Fico muito feliz em saber que fui uma peça relevante na retomada deste baile que representa o amor, o cuidado e o respeito às pessoas idosas da nossa capital, principalmente às que são atendidas pelos nossos serviços. Eu, que tenho pais idosos, sei o quanto ainda existem barreiras quando o assunto é incluir pessoas acima dos 65 anos. Portanto, venho reafirmando o meu compromisso com essa parcela da população, principalmente dando uma atenção especial ao Conselho responsável pela fiscalização das políticas públicas voltadas aos idosos, e estou à disposição para discutir e buscar intensificar os projetos e ações voltadas aos grupos de idosos da nossa cidade. Estou muito feliz com essa bela homenagem aos idosos e em poder sentir o carinho das centenas de pessoas que compareceram ao Baile da Primavera”, reforçou Bittencourt.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), Maria José Matos, 68, ressaltou a importância da realização do evento. “A gestão municipal retomou a realização do Baile da Primavera que é muito importante para os idosos assistidos pelos equipamentos da Assistência Social e de outras instituições. Poder contar com parcerias e estarmos juntos com outros idosos é uma honra muito grande. Hoje, todos vieram para comemorar o nosso dia, se divertir e trocar experiências. O Conselho sempre se comprometeu em garantir os direitos da pessoa idosa e o Baile da Primavera simboliza a junção de todos esses esforços”, contou.

Do início ao fim do baile, a aposentada Maria José Rodrigues, Chamada carinhosamente de “Didi”, não deu chance para o cansaço e dançou durante toda a festa. Dona Didi participa de várias atividades no Cras Pedro Averan e não perde nenhuma edição do baile. “Umas das coisas que eu mais gosto de fazer é dançar. Adorei estar aqui hoje dançando, cantando e brincando com outras pessoas, me senti feliz no meio de tantos idosos. Sempre venho participar do baile e nesse lugar o meu coração se enche de alegria”, relatou.

A dona de casa Ana Maria Santos, 67, também participou de todas as edições da festa e ficou muito feliz em ver o comprometimento da gestão municipal com a retomada do Baile da Primavera. “Há cinco anos deixaram de realizar um evento como esse para nós e ,hoje, ver que o Baile da Primavera está de volta é motivo de satisfação. Há tempos precisava de um dia como esse, alegre, divertido, dançante e com muita animação. Esse momento foi maravilhoso e representou muito para mim”, disse.

Apoio

A realização do evento contou com o apoio Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed).